Castelhano | Português
 
 
 
 

Gestão Estratégica

A Gestão Estratégica é o processo sistemático de posicionar e relacionar a empresa a seu ambiente externo, por meio da formulação e implementação de Políticas e Estratégias adequadas, de modo a garantir o seu sucesso continuado e reduzir as suas incertezas. Inclui o emprego de Metodologia de Gestão Estratégica, com enfoque sistêmico, apoiada por softwares específicos que inclui as seguintes atividades:

• Planejamento Estratégico com o apoio de Cenários Prospectivos;

• Monitoramento do Sistema e do Ambiente; e

• Gestão de Resistências Internas e Externas.

A Metodologia empregada é baseada no Método Grumbach, desenvolvido no âmbito da empresa Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática e é apoiada pelos Softwares:

• PUMA - Sistema de Planejamento e Cenários Prospectivos;

• LINCE – Sistema de Simulação e Gestão de Futuro.

O diagrama apresentado a seguir mostra a fronteira entre o Sistema e o Ambiente e as diversas fases da Metodologia assinalando em azul, aquelas realizadas com o apoio do software PUMA e em verde aquelas realizadas com o apoio do software LINCE.

Benefícios:

  • Definir o que é importante (Propósito, Missão, Visão, Valores e Critérios; Objetivos Estratégicos e Fatores Críticos de Sucesso);

  • Identificar um conjunto de Valores Centrais;

  • Estabelecer uma Ideologia para a organização (um Propósito, um motivo fundamental pelo qual a organização existe, além de simplesmente ganhar dinheiro, e um conjunto de Valores Centrais);

  • Verificar o nível de congruência da organização nas próprias ações (Políticas, Estratégias e Metas), com relação ao que é importante;

  • Alinhar os Recursos Organizacionais e as ações para obter sinergia e focalizar na implementação da Estratégia;

  • Estabelecer e conquistar objetivos desafiadores e metas audaciosas, coerentes com os seus próprios Valores e Critérios;

  • Otimizar o seu processo de tomada de decisão;

  • Estabelecer um planejamento de curto, médio e longo prazos;

  • Permitir o desenvolvimento de cultura e mentalidade de planejamento organizacional;

  • Identificar o que a organização sabe, o que não sabe e precisa saber, e quem, na sua estrutura organizacional, necessita dessa informação;

  • Conhecer melhor a sua organização e o próprio Negócio;

  • Conhecer melhor o Ambiente onde a organização está inserida;

  • Estabelecer e interpretar Cenários Prospectivos que tenham impacto relevante no futuro da organização.

Faça o Download de um texto sobre o Método Grumbach, e consulte nossas Soluções.

 
 

...................................................................................................................................................

 

 
 
Fale Conosco

 
Envie uma mensagem instantânea.
*Campos obrigatórios

Assunto:
Nome*:
Telefone*:
E-mail*:
Mensagem:
 

Fale com a diretoria no telefone: (55) (21) 9853-8350

Envie um e-mail para: contato@fabricaabstrata.com.br
 
 
 

 
   
 
 
 
 
  fábrica abstrata planejamento, sistemas e design
fone: (55) (21) 9853-8350 - e-mail: contato@fabricaabstrata.com.br
rio de janeiro - rj - brasil
 
©2006 fábrica abstrata