Castelhano | Português
 
 
 
 

Gestão de Resistências Internas e Externas

Trata-se da incorporação, no conjunto de medidas decorrentes das fases de Visão de Presente e de Visão de Futuro, da Metodologia de Planejamento Estratégico, de medidas complementares para lidar com as Resistências Internas e Externas.

Resistências Internas:

São decorrentes da oposição ativa à mudança por parte de indivíduos ou grupos e também da incompetência passiva da organização.

“Não existe nada mais difícil de fazer, nada mais perigoso de conduzir, ou de êxito mais incerto do que tomar a iniciativa de introduzir uma nova ordem de coisas, porque a inovação tem inimigos em todos aqueles que se têm saído bem sob as condições antigas, e defensores não muito entusiásticos entre aqueles que poderiam sair-se bem na nova ordem de coisas.”

Niccolò Machiavelli - 1513

A adoção de medidas que impliquem em descontinuidades significativas na cultura e/ou na estrutura de poder da instituição geram Resistências Internas. A sua Gestão é feita por meio da incorporação, no conjunto de Medidas proposto, de aspectos comportamentais que otimizem a sua aceitação e apoio por parte de indivíduos ou grupos. Isso inclui, entre outras providências, incorporar ao processo de planejamento programas de educação e treinamento necessários a esse fim.

Resistências Externas:

São decorrentes da oposição de Atores relevantes do ambiente tais como os concorrentes, novos entrantes, Governo, organizações, etc. e, também, do comportamento desfavorável de variáveis externas que têm impacto no sistema.

A Gestão de Resistências Externas deve ser realizada buscando-se identificar Medidas complementares que permitam:

de um lado, o estabelecimento de alianças e ações que aumentem a probabilidade de ocorrência de um determinado Cenário favorável; e

de outro, a neutralização de alianças e ações que aumentem a probabilidade de ocorrência de um determinado Cenário desfavorável.

O gerenciamento de resistências externas pode ser realizado com a utilização do Software Lince, que permite:

seleção de um cenário alvo a partir da análise de diversos cenários favoráveis e desfavoráveis;

prever as possíveis ações e reações dos atores relevantes envolvidos; e

estabelecimento de medidas decorrentes.

Conheça nossas soluções para a Gestão de Resistências Internas e Externas.

 
 

...................................................................................................................................................

 

 
 
Fale Conosco

 
Envie uma mensagem instantânea.
*Campos obrigatórios

Assunto:
Nome*:
Telefone*:
E-mail*:
Mensagem:
 

Fale com a diretoria no telefone: (55) (21) 9853-8350

Envie um e-mail para: contato@fabricaabstrata.com.br
 
 
 

 
   
 
 
 
 
  fábrica abstrata planejamento, sistemas e design
fone: (55) (21) 9853-8350 - e-mail: contato@fabricaabstrata.com.br
rio de janeiro - rj - brasil
 
©2006 fábrica abstrata