Castelhano | Português
 
 
 
 

Análise Prospectiva

É a busca da identificação de diversos futuros possíveis, os Cenários Prospectivos, dentro de um horizonte temporal específico, com o propósito de definir estratégias capazes de:

Alterar, em favor da organização, as probabilidades de ocorrência dos acontecimentos abrangidos por sua esfera de competência; e/ou

Prepará-la para o enfrentamento, ou aproveitamento, dos acontecimentos fora de sua área de competência.

Cenários Prospectivos

São descrições, de forma coerente, da evolução dos acontecimentos de uma situação atual para outra futura. A análise e interpretação de cada um dos cenários selecionados permitirão a identificação de medidas que devam ser executadas no presente, para que se possam aumentar as probabilidades de ocorrência de cenários que sejam favoráveis à instituição, e, também, permitam que ela esteja preparada para enfrentar situações adversas futuras.

Eventos

São fenômenos que podem ocorrer ou não no futuro, fruto de um ou mais Fatos Portadores de Futuro, que sejam importantes para nossa organização. Os Eventos também são chamados de Questões Estratégicas. Normalmente dizem respeito ao Ambiente, e tendem a exercer um impacto significativo sobre a capacidade da organização em atingir seus objetivos.

Por exemplo: se existem 2 Eventos (A e B) teremos 4 Cenários diferentes, como mostrado na tabela abaixo:

N.º do Cenário
Evento A
Evento B
1
Ocorre
Ocorre
2
Ocorre
Não Ocorre
3
Não Ocorre
Ocorre
4
Não Ocorre
Não Ocorre

Pelos princípios da Análise Combinatória, para n Eventos, teremos sempre 2n Cenários diferentes. O Método Grumbach recomenda sintetizar os Eventos em 10 (dez), gerando-se, assim, 1024 (mil e vinte e quatro) Cenários possíveis. Um número maior do que esse dificultaria muito a análise.

Acontecimentos

São as Ocorrências ou Não-ocorrências de cada um dos Eventos componentes de um determinado Cenário. Em outras palavras, cada Acontecimento constitui a “polarização” de um Evento, especificamente dentro de um Cenário, isto é, ele pode “ocorrer” ou “não ocorrer”.

Os Acontecimentos podem ser Favoráveis ou Desfavoráveis à instituição, e podem estar Dentro ou Fora de sua esfera de competência.

Conseqüências

Fenômenos ou circunstâncias possíveis de ocorrer e decorrentes de um Acontecimento, que de alguma forma afetam a instituição. Será necessário propor Medidas para fazer face a cada uma das conseqüências relacionadas a um determinado Acontecimento.

Medidas

Ações propostas para enfrentar as Conseqüências identificadas a partir dos Acontecimentos (ocorrências e/ou não-ocorrências de Eventos). Poderão ser adotadas ou não pela alta gerência. Devem merecer uma Avaliação específica, para que se constate se promovem ou não alterações nos Dados Fundamentais do Sistema (Negócio, Missão, Visão, entre outros) e se originam ou não novas Estratégias e Metas.

Benefícios

desenvolvimento do pensamento estratégico;

definição de estratégias em ambientes de grande incerteza;

unificação da linguagem da organização;

auxílio no desenvolvimento de criatividade;

estímulo à criação de redes troca de informações na organização;

promoção do aprendizado organizacional;

identificação de novas oportunidades de negócio; e

melhor entendimento do ambiente em que a organização se encontra inserida.

Faça o Download de um texto explicativo sobre o Método Grumbach, e consulte nossas Soluções.

 
 

...................................................................................................................................................

 

 
 
Fale Conosco

 
Envie uma mensagem instantânea.
*Campos obrigatórios

Assunto:
Nome*:
Telefone*:
E-mail*:
Mensagem:
 

Fale com a diretoria no telefone: (55) (21) 9853-8350

Envie um e-mail para: contato@fabricaabstrata.com.br
 
 
 

 
   
 
 
 
 
  fábrica abstrata planejamento, sistemas e design
fone: (55) (21) 9853-8350 - e-mail: contato@fabricaabstrata.com.br
rio de janeiro - rj - brasil
 
©2006 fábrica abstrata